Acidentes de trabalho

22 nov 2017
by 3euel

Com uma média de 700 mil registros de acidentes de trabalho por ano, o Brasil se encontra entre os 5 países onde há maior ocorrência de acidentes no mundo.Mesmo com esse valor bem alto, esses índices não representam de fato a grande dimensão do problema, pois existe um elevado grau de subnotificação de informações.

Muitas empresas preferem não registrar todos os acidentes ocorridos, pois dessa maneira conseguem evitar qualquer aumento de tributações a serem pagas.

Existem certos tipos de acidentes de trabalho,tais como:

– Ambiente inapropriado: possíveis quedas, choque contra objetos, golpes ocorridos por ferramentas, objetos cortantes e fraturas.

– Doenças ocupacionais: doenças de pele, alergia e irritações. Sendo muito comum as LERs (Lesões por Esforço Repetitivo).

– Doenças emocionais: por último e não menos importante, há uma certa frequência de casos com ansiedade, stress e depressão. Muitas vezes ocasionados pelo excesso de pressão, cada dia mais comum nos mais diversos ambientes de trabalho.

Existem diversas situações que podem acarretar em acidentes de trabalho, por isso é necessário tomar várias medidas para prevenir esses riscos que podem até causar a morte de um trabalhador.
Para esse tipo de situação foi criada uma das normas que regularizam a segurança de trabalho, a NR-10.

Qual o objetivo da NR-10?

Essa norma regulamentadora trata-se de um conjunto de procedimentos e requisitos da área de segurança em instalações elétricas e serviços com eletricidade, visando garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Para qual empresa se aplica a NR-10?

Ela é aplicável a todas empresas públicas, privadas e demais estabelecimentos que admitam trabalhadores como empregados, assim como que desenvolvam atividades referentes as fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluídos as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.

Os riscos para o trabalhador que opera com serviços e instalações com eletricidade são bem altos, podendo levar a lesões de pequena a grandes gravidades, dependendo da atividade exercida. Mesmo em trabalho com exposição a baixa tensão, pode representar um perigo a integridade e saúde do colaborador.

Serviço de NR-10

As instalações e os serviços em eletricidade demandam aos envolvidos inúmeros cuidados, portanto a necessidade de uma consultoria especializada é muito importante, possibilitando analisar e adequar nas instalações e serviços em eletricidade.

A 3E-UEL realiza tal consultoria, analisando o ambiente de trabalho e indicando os locais onde podem ocorrer riscos de acidentes elétricos, garantindo um ambiente seguro para os trabalhadores da empresa.

 

Leave a Comment:

* - required fields

3E-UEL © 2018