Norma de Regulamentação 10 (NR-10) : Para que serve?

O que é a NR-10?

Datada em 1978 e finalizada no ano de 2004, o Ministério do Trabalho e Emprego, oficializou a norma regulamentadora nº 10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade), conhecida popularmente como NR-10.

A NR-10 (norma regulamentadora 10) trata-se de um conjunto de procedimentos e requisitos na área de segurança em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Seu objetivo é estabelecer a garantia da segurança e a saúde de todos os membros que estejam envolvidos direta ou indiretamente nestes serviços. Apesar de sua grande importância, ainda há muitos que a desconhece.

download

É aplicável a todas as empresas que admitam trabalhadores como empregados. Onde desenvolvam atividades referentes às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos relacionados, analisando as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes.

Ressalta-se que na ausência ou omissão destas, poderão ser impostas penalidades.

Riscos

Os riscos para quem trabalha com serviços e instalações com eletricidade, dependendo da atividade exercida, podem representar perigo e integridade e saúde do trabalhador. Sendo consequências diretas ou indiretas.

É importante ressaltar que métodos sinalizadores não eliminam os riscos, portanto não devem ser eliminadas as medidas de controle coletivas e individuais, já que a energização acidental pode ocorrer devido a erros de manobra, contato acidental com outros circuitos energizados, tensões induzidas por linhas adjacentes ou que cruzam a rede, fontes de alimentação de terceiros entre outros.

choque

Dentre as medidas de controle, é válido ressaltar:

– 10.2.1:  Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho.

– 10.2.2: As medidas de controle adotadas devem integrar-se às demais iniciativas da empresa, no âmbito da preservação da segurança, da saúde e do meio ambiente do trabalho.

– 10.2.3: As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.

A medida de controle não deve se limitar a apenas utilização dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), mas levar em consideração o treinamento e formação do profissional, a elaboração do mapa de risco e a identificação de riscos adicionais.

O intuito de buscar a garantia da segurança e saúde de todos os membros envolvidos.

 

Sua empresa ainda não possui o sistema NR-10?

Entre em contato conosco:

E-mail: contato@3euel.com.br

Celular: (43) 99606-4493

 

Leave a Comment:

* - required fields

3E-UEL © 2018