Robô acorda depois de sete meses

19 jun 2015
by 3euel

A ESA (Agência Espacial Europeia) conquistou, nesta segunda-feira (15/06) mais uma vitória com seu projeto Rosetta. O robô Philae, parte dessa missão, voltou a funcionar, depois de passar sete meses em estado de hibernação para que suas baterias pudessem ser recarregadas pela luz solar. Ele pousou no dia 15 de novembro de 2014 sobre o Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko
Como o local do pouso não possuía luz, foi preciso que o cometa mudasse de posição para que o sol pudesse recarregar as suas baterias. No sábado (13/06), às 22:28, ele acordou e voltou a ‘conversar’ com os cientistas da ESA. Lançado pela sonda Rosetta há sete meses, o robô funcionou apenas nos primeiros momentos de sua chegada ao cometa.
A informação é da ESA, responsável pela sonda Rosetta – que viajou durante 10 anos para, finalmente, lançar o robô Philae na superfície do Cometa 67P, numa das conquistas mais inusitadas da tecnologia espacial a fim de se descobrir as origens do sistema solar.
Com 24 watts de energia disponível, o Philae ‘conversou’ com a equipe de cientistas em terra, no sábado, durante 85 segundos, e ‘se comportou muito bem’, embora estivesse num ambiente à temperatura de menos 35 graus Celsius. “O Philae está pronto para operar” – explicou o gerente do projeto, dr. Stephan Ulamec.
Os sinais do robô foram recebidos no Centro de Operações Espaciais da ESA, em Darmstadt, na Alemanha.

Fonte: globo.com

Leave a Comment:

* - required fields

3E-UEL © 2019