SPDA

20 jun 2017
by 3euel

Você sabe o que é SPDA?

A sigla SPDA, significa Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, também conhecido popularmente como “para-raios”.raio

E por que é importante esse sistema?

A instalação de SPDA representa uma exigência do Corpo de Bombeiros e é regulamentada pelas normas da ABNT, segundo a Norma NBR 5419/2005, onde apenas um profissional Engenheiro habilitado pode emitir laudos e parecer técnico.protection

Com o sistema instalado na estrutura de sua residência ou indústria se garante a proteção contra qualquer tipo de descarga elétrica, logo evitando grandes impactos como: explosões, incêndios, danos em equipamentos elétricos e até mesmo riscos à vida de pessoas e animais.

Como funciona a instalação?

Consiste ao Engenheiro Eletricista exercer as atividades do projeto, instalação e manutenção do SPDA. Seu dever também apresentar os documentos técnicos e laudos do projeto.

 

Existem três métodos para o dimensionamento de um sistema:

  1. -Método Franklin
  2. Método Gaiola de Faraday
  3. Método Eletrogeométrico ou Esfera Rolante.

O método Franklin, sendo o mais usado em edificações de pequeno porte devido as limitações da Norma, representa um para-raios constituído de uma haste metálica com a extremidade pontiaguda, a qual tem como propósito proteger o volume de um cone e o captor fica em seu vértice, pode ser visto na figura abaixo:

ipe_punta_300_280_5C2A8E8E

O método Gaiola de Faraday, consiste em um sistema de hastes interligadas em forma de malha. Baseado na teoria de Faraday, segundo a qual, o campo elétrico no interior de uma gaiola é nulo, mesmo em altos valores de corrente. Representa um sistema de elevada eficiência, contudo, apresenta custo maior de implementação.

faraday

Método Gaiola de Faraday

Método Eletrogeométrico ou Esfera Rolante é o mais recente e o mais utilizados dos três acima mencionados, consiste em fazer rolar uma esfera, por toda a edificação. Os locais onde a esfera tocar são os mais expostos a descargas, sendo eles os locais onde devem ser protegidos com as hastes. Seu sistema pode ser visualizado na figura abaixo:

protecao

Método da Esfera Rolante

Quais são as vantagens para o consumidor?

Além de garantir proteção e segurança, esse sistema também criam relatórios com detalhes e revisões do aterramento elétrico, conhecidos como laudos de SPDA.

Os laudos são muito importantes para a prevenção de acidentes e riscos, e controle de qualidade, dessa forma, evitando possíveis erros nas instalações e na infraestrutura e também garantindo a instalação correta dos equipamentos elétricos, auxiliando a proteção do local.money

Considerando que o Brasil é um dos países com maior incidência de descargas elétricas, com o SPDA instalado, o consumidor evitará desperdícios de dinheiro com casos de indenização e queima de aparelhos elétricos.

 

Leave a Comment:

* - required fields

3E-UEL © 2018