Você sabe como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica?

28 ago 2017
by 3euel

Esse sistema gerador de energia limpa e renovável, não apenas possibilitará valorizar a sua propriedade, como também de gerar a sua própria energia elétrica e praticamente acabar com a sua conta de luz.

Entenda como funciona o sistema de energia sola fotovoltaica em 4 passos e como ganhar créditos através do relógio bidirecional!

1 – O Painel Solar captam a energia luminosa e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares, instalados, são conectados uns aos outros e então conectados ao Inversor Solar

2 – Um inversor solar tem como função converter a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos (Corrente Continua) em energia elétrica que poderá ser utilizada em qualquer equipamento elétrico (Corrente Alternada).

3 – Depois, a energia que sai do inversor solar é transmitida ao quadro de luz e é distribuída, alimentando todo o imóvel, e assim reduzindo a quantidade de energia que você compra da distribuidora.

4 – O sistema é conectado à rede pública e o excesso de eletricidade volta para a rede elétrica através do relógio de luz bidirecional, no qual mede a energia da rua que é consumida quando não há luminosidade solar ou quando em excesso e é injetada na rede da distribuidora.

A energia solar que vai para a rede, será creditada e debitada para serem utilizados de noite ou nos próximos meses.

Os Créditos de Energia são medidos em kWh. Para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema solar fotovoltaico, será recebido 1 crédito de kWh para ser consumido de noite ou nos próximos meses.

Esse crédito é contabilizado pelo relógio de luz bidirecional e é medido pela distribuidora de energia. Desta forma, no final do mês quando receber a sua conta de luz, você vai ver quanto de energia consumiu da rede e quanta energia foi injetada na rede.

 Se você injetar mais na rede do que consumiu, ficará com créditos de energia para serem usados nos próximos meses.

Ressaltando que os créditos de energia são regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) possuindo regras específicas que variam de acordo com a sua localização e sua classe de consumo (residência, comercial ou industrial).

 

Leave a Comment:

* - required fields

3E-UEL © 2018