O que é um projeto luminotécnico? Qual é sua importância?

Desde a sua invenção em 1834, a lâmpada tornou-se um instrumento fundamental na vida moderna, através da iluminação foi permitido então a independência do homem para realizar tarefas corriqueiras e trabalhar indefinidamente depois de o sol se por.

 Apesar de simples e acessível, o uso da iluminação requer atenção à alguns fatores como, por exemplo, economia de energia, adequação do ambiente, correlação com o projeto arquitetônico, desempenho em espaços públicos (iluminação de praças, vias de trânsito etc.) e até mesmo o zelo pela segurança dos usuários. Visando atender essas demandas, surge então a necessidade de um projeto luminotécnico.  Veja a seguir algumas especificidades desse projeto e suas utilidades.

O que é um projeto luminotécnico?

O projeto de iluminação, ou luminotécnico, consiste na descrição da posição de cada uma das fontes de luz em um ambiente, qual fonte de luz deve ser utilizada considerando a temperatura (cor da luz emitida pela lâmpada), o fluxo luminoso que é a quantidade de luz emitida por uma fonte que é percebida pelo olho humano, intensidade luminosa  e a eficiência luminosa da fonte, que é a relação entre o fluxo luminoso e a potência elétrica da fonte luminosa.

Nesse tipo de projeto, é avaliado o índice de reflexão das paredes e do piso do ambiente, também é considerada a incidência natural de luz e função daquele ambiente já que, por exemplo, um dormitório tem que ter uma iluminação diferente de um escritório. A luz de um recinto pode cumprir diversas funções diferentes dependendo de como foi planejada, podendo modelar, reduzir e ampliar o espaço e também pode destacar certos elementos dentro dele. Além disso, a claridade tem um efeito direto nas pessoas, mudanças na temperatura e no fluxo luminoso podem afetar a concentração, o humor e pode até diminuir ou aumentar a vontade da pessoa de estar naquele ambiente.

Alguns benefícios trazidos por um projeto luminotécnico adequado

Caso tenha alguma dúvida, não hesite em nos contatar! Envie uma mensagem no nosso chat e converse com um de nossos consultores.

Obrigado por acompanhar um de nossos conteúdos! Acesse nossas redes sociais, para ficar sabendo sempre que sair uma nova notícia ou matéria.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email