Saiba a importância do consumo consciente de energia

Certamente você já deve ter ouvido falar em consumo consciente de energia, e que devemos utilizar esse recurso de maneira sustentável. Mas… por que isso é importante? Hoje, nós iremos responder essa dúvida neste blog post.

Vamos iniciar a discussão explicando melhor do porquê o consumo irresponsável é um problema. Como você pode ler em nossa matéria sobre matriz energética, o consumo de energia sempre vai aumentar com o passar do tempo, mas as principais fontes de geração atualmente do Brasil -hidrelétricas e termoelétricas – estão perto do potencial máximo que podem ser exploradas.

Por isso é importante praticarmos o consumo consciente, evitando gastos desnecessários que demandam mais energia e podem, combinados com outros fatores, desencadear crises energéticas.

Um indicativo desse futuro é o desperdício de recursos naturais, causando grandes impactos ao meio ambiente. O desperdício de água, por exemplo, que é um recurso finito, tem aumentado muito nos últimos anos.

Essa informação é apresentada pelo Instituto Trata Brasil, que mostra que esse cenário causa graves prejuízos econômicos e sociais, sendo a água diretamente ligada à energia elétrica, pois a principal fonte geradora nacional são as hidrelétricas. Quando falta este recurso – em épocas de estiagem ou aumento repentino no consumo de energia – para geração elétrica, o comprometimento ambiental é ainda maior, pois é preciso acionar as usinas termelétricas, ainda mais poluentes.

Mas, essa é apenas a perspectiva ampla do problema. Por isso, pode ser difícil para nós, consumidores comuns, entendermos os impactos de nossas ações do dia a dia.

Para isso, vamos definir que, consumo consciente é utilizar a energia elétrica na medida exata do necessário, evitando ao máximo desperdícios e sabendo dos impactos que nós causamos na sociedade.

Outro ponto é que, utilizar a energia elétrica de maneira eficiente é importante também para reduzirmos o gasto com a fatura de luz. Por isso, garantimos: está em nossas mãos, literalmente, fazermos o uso correto da eletricidade.

Pagar menos na conta de luz pode ser sim seu objetivo principal. Mas não faz mal tomar essa atitude sabendo que você contribui para o todo também.

E por que eu digo “literalmente em nossas mãos”? Porque depende de nós corrigirmos hábitos e atitudes para fazermos o uso correto desse recurso.

Isso pode significar muitas coisas, desde hábitos, como sempre apagar as luzes quando não haver ninguém no cômodo ou melhor aproveitar a iluminação natural; comprar eletrodomésticos que possuam boa eficiência energética e que irão consumir menos energia quando utilizados.

Essas são algumas atitudes que podem ser tomadas, mas nós já escrevemos uma matéria contando 7 maneiras de economizar energia em casa, leia a matéria completa para saber mais.

Mas esse consumo consciente não se limita às nossas casas. Sua empresa ou indústria também pode contribuir, e se beneficiar, da redução dos gastos de energia sem reduzir a sua produção, por isso é importante sempre estar atento ao seu consumo de energia.

Algumas empresas oferecem consultoria sobre eficiência energética a fim de encontrar falhas em processos que possam ser melhorados do ponto de vista da eficiência energética, e propor soluções para que essa redução de consumo ocorra.

Para finalizar, quanto maior o desperdício de energia, maior é o preço que você e o meio ambiente pagam por ela. Ao usar a energia elétrica de maneira correta, você economiza na conta de luz e ainda ajuda o país a preservar as reservas ecológicas e conseqüentemente a vida do planeta.

Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe em nossas redes sociais e deixe um comentário. Até a próxima.

 

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email