Movimento Empresa Júnior

Conheça o MEJ, movimento que une jovens em todo o Brasil

   O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu na França em 1967, tendo como principal objetivo complementar a formação acadêmica de seus participantes, fornecendo experiências práticas. As primeiras empresas juniores brasileiras surgiram em 1988, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em pouco tempo o Movimento se espalhou por todo o país de forma expressiva, devido aos preços acessíveis, qualidade dos serviços prestados e a oportunidade de desenvolvimento pessoal que as empresas juniores proporcionavam.

  Atualmente, depois de mais de vinte anos implantados no Brasil, o MEJ cresceu, profissionalizou-se e amadureceu. Segundo o Censo e Identidade realizado pela Brasil Junior em 2010, existem mais de 27.000 universitários espalhados em cerca de 1.000 empresas Juniores as quais realizam aproximadamente 2.000 projetos anuais.

  Empresa Júnior é uma associação civil, sem fins econômicos, constituída e gerida exclusivamente por alunos de graduação de estabelecimentos de ensino superior, que presta serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob a orientação de professores e profissionais especializados.

 

A Brasil Júnior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores tem como finalidade representar as empresas juniores em nível nacional e desenvolver o MEJ como agente de educação empresarial e gerador de novos negócios. A Brasil Júnior é o órgão máximo regulador do Movimento Empresa Júnior, atuando para garantir uma cultura de qualidade e de padrão estrutural mínimo às empresas juniores.
 
 
         No nível estadual, a FEJEPAR – Federação das Empresas Juniores do Estado do Paraná é o órgão que representa e regulamenta as Empresas Juniores federadas do Paraná. É uma organização sem fins lucrativos, que atua em prol do desenvolvimento e fortalecimento do MEJ no Estado. Atuante desde 1996, é confederada à Brasil Junior. A FEJEPAR é atualmente a terceira maior federação do país em número de empresas federadas. Sua atuação é destaque ainda quanto ao desempenho em gestão de suas empresas juniores.