Correção de Demanda Contratada

Correção de Demanda Contratada

19 de julho de 2020 3E-UEL Notícias 0


A concessionária de energia cobra multas por algumas irregularidades que não são visíveis a olho nu, por isso é muito importante estar atento a essas cobranças geradas na sua fatura e buscar soluções para evitar desperdiçar esse dinheiro.


Preparamos essa matéria para que você possa analisar se está pagando por esses erros e como corrigir. Se a sua empresa utiliza o método de faturamento por Contrato de Demanda mensal com a concessionária, ela pode estar pagando multas por algumas irregularidades nesta contratação.

A imagem ilustra o tipo de contratação Convencional e o tipo de contratação de Demanda.

A demanda contratada é um contrato com a distribuidora de energia local, chamado Contrato de Uso do Sistema de Distribuição (CUSD). Neste contrato, a empresa (consumidor) informa qual será a potência de energia necessária às suas operações. Essa potência é a demanda contratada.
 

A Concessionária realiza algumas cobranças sobre possíveis irregularidades na fatura de consumidores que contratam uma Demanda, como por exemplo a ultrapassagem do limite de Demanda Contratado.

Quando a sua empresa ultrapassa o valor contratado, a concessionária realiza a cobrança de uma multa pelo excesso, onde a tarifa cobrada é o dobro da tarifa comum.

Na imagem abaixo podemos observar um exemplo desta irregularidade, onde a linha tracejada alaranjada que demarca o limite contratado, as barras do gráfico simbolizam o consumo da sua empresa, se as barras estão ultrapassando o limite, sua empresa está pagando multas.

Detalhe na conta de energia elétrica.
O custo financeiro será de acordo com a quantidade que foi ultrapassada em cada mês.

Esta cobrança pode ser evitada com a Alteração de Contrato de Demanda. Para realizar esta alteração a empresa deve entrar em contato com a concessionária e informar qual o novo valor de potência a ser contratado, considerando qual o melhor custo-benefício.

A alteração não é cobrada pela concessionária que deve realizar a atualização do contrato em até 30 dias após a realização do pedido de alteração.


Sua empresa está extrapolando o contrato e pagando multas desnecessárias? Entre em contato conosco e faremos uma análise de qual o melhor valor a ser contratado para sua empresa reduzir os custos com energia elétrica.